Alimentos que diminui a ansiedade

0
136

Alimentos que diminui a ansiedade, você sabe quais são eles? Com o passar dos anos, está ficando cada vez mais complicado conseguir manter a calma em certos momentos não é mesmo?

Consequentemente a ansiedade cresce cada vez mais, então, pensando nisso, no artigo de hoje iremos focar como deve ser a alimentação para diminuir a ansiedade e alimentos que ajuda a desestressar e que emagrece.

O que a ansiedade pode nos causar?

Infelizmente, a ansiedade provoca grandes problemas emocionais e acaba refletindo também em nossa saúde e quando ela vem em excesso provoca sensações de mal estar e acaba te impedindo de viver a vida com mais calma, sem angústias e medo do futuro. Assim, aqueles impulsos de gula que temos de vez em quando também acontecem por causa da ansiedade.

Você sabia que existem alimentos que diminui a ansiedade por conter aminoácidos e as vitaminas essenciais que agem diretamente na redução do estresse e da ansiedade, sob esse ponto de vista, achamos esse assunto de extrema importância e interessante, então é exatamente sobre eles que iremos falar agora.

Alimentos que diminui a ansiedade – Frutas cítricas

Alimentos que diminui a ansiedade – Frutas cítricas
Alimentos que diminui a ansiedade – Frutas cítricas (Foto: Divulgação)

Primeiramente, é importante mencionar que a vitamina C que está presente nessas frutas, ajuda na diminuição do cortisol, que nada mais é que um hormônio liberado em resposta ao estresse e a ansiedade e tem como responsabilidade, sair transmitindo para todo o corpo a noticia que esta estressado. Quando consumimos frutas cítricas faz com que o bom funcionamento do sistema nervoso aconteça e o aumento da sensação de bem estar.

Esse tipo de alimento ajuda a gente em meio a crises de ansiedade e estresse por conta das vitaminas e minerais. A vitamina C, por exemplo, quando estamos em crise elas são perdidas em nosso sistema, além de ocorrer a queda de açúcar em nosso sangue, por esse motivo muitas pessoas ficam loucas por açúcar.

Alimentos que diminui a ansiedade – Leite e seus derivados

Alimentos que diminui a ansiedade – Leite e seus derivados
Alimentos que diminui a ansiedade – Leite e seus derivados (Foto: Divulgação)

Por conter triptofano, são grandes opções para o alívio de sintomas causados por ansiedade. Quando o triptofano tem contato com nosso cérebro acaba produzindo serotonina, que é o hormônio da felicidade, dando a maior sensação de prazer e bem estar. Sob esse ponto de vista, é interessante que você consuma leite e seus derivados pelo menos duas vezes ou mais por dia.

Carboidratos – Alimentos que diminui a ansiedade

Carboidratos - Alimentos que diminui a ansiedade
Carboidratos – Alimentos que diminui a ansiedade (Foto: Divulgação)

O carboidrato nada mais é que cereal em forma mais simples e integrais, e no caso das frutas que contém sabor mais adocicado também pode ajudar a combater a ansiedade.

Com o consumo do carboidrato, acaba aumentando os níveis de açúcar no sangue, dando mais energia e disposição para passar por dias estressantes e sem ansiedade.

Fazem parte desses alimentos: arroz, pães, massas, batatas, jabuticaba, maçãs, uvas, mel, aveia e feijão. Recomenda-se que se consuma de seis a nove porções desse grupo de alimentos por dia.

A Banana ajuda a combater a ansiedade

A Banana ajuda a combater a ansiedade
A Banana ajuda a combater a ansiedade (Foto: Divulgação)

A banana é de grande serventia no combate a depressão e ainda ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade, você sabia dessa? Pois é, tudo isso graças ao alto teor de triptofano que essa fruta possui substância muito importante para a produção de serotonina.

O chocolate é o queridinho das pessoas ansiosas, você sabe o porquê?

O chocolate é o queridinho das pessoas ansiosas, você sabe o porquê?
O chocolate é o queridinho das pessoas ansiosas, você sabe o porquê? (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas que estão em algum momento de sua vida passando por dificuldades ou se encontrar em crises de ansiedade ou estresse, tem como principal alimento o chocolate, mas você sabe o porque isso acontece? O chocolate é riquíssimo em flavonóides, que nada mais é que um tipo de antioxidante favorecendo a produção de serotonina, sendo um neurotransmissor de extrema importância por ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade.

Mas mesmo possuindo esses benefícios não significa que você pode estar comendo três barras seguidas. Então, o recomendado é que você consuma apenas 30 gramas de chocolate por dia, e sempre de preferência, aqueles que são mais amargos, pois não tem tantas calorias.

Peixes e carnes

Peixes e carnes
Peixes e carnes (Foto: Divulgação)

Sabemos que, de maneira geral, eles são as melhores fontes naturais de triptofano, que juntamente com a vitamina B3 e magnésio consegue produzir serotonina. As carnes e os peixes também possui outras substâncias que ajudam que nosso organismo seja controlado da ansiedade fisiologicamente. Sendo assim, é recomendado que você consuma esses alimentos pelo menos uma ou duas porções por dia e sempre de carnes brancas e cortes mais magros.

Espinafres também ajuda nesse combate a ansiedade?

Espinafres também ajuda nesse combate a ansiedade?
Espinafres também ajuda nesse combate a ansiedade? (Foto: Divulgação)

Por fim, o espinafre contém acido fólico, uma vitamina muito importante no combate a ansiedade e depressão. Sabe-se que isso acontece pelo fato, quando a pessoa está em crise acaba abaixando as concentrações do organismo e diminui os níveis cerebrais de serotonina, sem contar que nosso cérebro consome muita energia para funcionar corretamente e por consequência, acaba sobrando muitos resíduos químicos oxidantes. Por conseguinte nesse momento os alimentos como o espinafre, começa a trabalhar para eliminar essas substâncias. Aprenda  o que é a Serotonina: O que é e quais as funções no corpo humano?

Concluindo, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer quais são os alimentos que realmente causam apenas coisas boas em nós mesmo em tantas crises de estresse e ansiedade.

Sempre bom estarmos lembrando que é preciso que você passe por uma consulta com um médico especialista na área para que possa estar orientando qual tipo de alimentação é o ideal para o seu organismo com o intuito de emagrecer com saúde. Portanto, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Veja alguns artigos relacionados:

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui