Como ter uma alimentação balanceada

0
152

Como ter uma alimentação balanceada ? Em muitos lugares escutamos que devemos fazer uma alimentação saudável para que não tenhamos problemas futuros ou para que consiga estar perdendo peso.

Sabemos que em lugar algum você vai encontrar algo que explique como ter uma alimentação balanceada e realmente quais são os alimentos que emagrece os quais irão te ajudar nessa luta contra a balança e as doenças.

Mas com tantas opções no mercado, ficamos cada vez mais confusos em relação ao que deve ou não ser consumido para conseguir ter uma boa alimentação com saúde. Para ter uma alimentação balanceada, você precisa consumir alimentos que atenda realmente as necessidades que seu organismo esteja precisando e essas necessidades, podem variar de idade e sexo, por exemplo. Sendo assim, é bom estar reforçando que nenhum tipo de alteração alimentar deve ser feita sem o acompanhamento de um especialista.

Como ter uma alimentação balanceada – conheça alguns alimentos

Como ter uma alimentação balanceada – conheça alguns alimentos
Como ter uma alimentação balanceada – conheça alguns alimentos (Foto: Divulgação)

Proteínas: as proteínas são as carnes, a soja, os peixes, o feijão, ovos.

Vitaminas, fibras e minerais: geralmente são encontradas em frutas e vegetais e se possível, consuma sempre cru e com casca.

Água: você precisa beber água, se possível o dia todo.

Carboidratos: são as massas, os pães e cereais (consuma a versão integral).

Nutrientes e suas divisões

Nutrientes e suas divisões
Nutrientes e suas divisões (Foto: Divulgação)

Todos os nutrientes são divididos de acordo com cada função e cada necessidade de nosso organismo. Sendo assim, é importante que você faça uma boa alimentação, com pratos bem coloridos e um pouco de cada alimento, para que todos os nutrientes que estejam presente neles possam ser absorvidos adequadamente pelo nosso organismo, abastecendo cada célula com seu devido nutriente ou vitamina.

Outra maneira de absorver melhor esses nutrientes é quando você se alimenta de produtos orgânicos, ou seja, produtos que não possuem nenhum tipo de agrotóxico ou conservante, sendo muito mais saudáveis e bem saborosos. Eles acabam ajudando a manter os nutrientes naturais das verduras, por exemplo, e a partir do momento em que consumimos, nosso organismo se sinta completo em suas necessidades.

Como ter uma alimentação balanceada e com o prato bem distribuído?

Como ter uma alimentação balanceada e com o prato bem distribuído?
Como ter uma alimentação balanceada e com o prato bem distribuído? (Foto: Divulgação)

Um bom prato, com alimentos saudáveis e balanceados precisa que uma parte só para as saladas, com no mínimo três folhas diferente e sempre cruas, outra parte com alguns legumes refogados ou algum prato que tenham usado eles.

Reserve um ladinho para alimentos que nos trazem mais energia, como o arroz, macarrão, mandioca, batata e farofa, sendo possível acrescentar apenas um ou dois desses alimentos, para que não exceda o limite de seu prato balanceado.

E por último é o lugar das carnes, ovos, soja ou feijão. As carnes você pode estar variando, porem sempre importante que essa variação seja de cortes magros, sem muita gordura.

Com um prato como esse exemplo, você colocou todos os nutrientes que seu corpo precisa, como os carboidratos, proteínas, minerais, vitaminas e fibras.

Fique atento no modo de preparo dos alimentos

Fique atento no modo de preparo dos alimentos
Fique atento no modo de preparo dos alimentos (Foto: Divulgação)

Outro ponto importante que precisa tomar muito cuidado é quando você for preparar esses alimentos. Nada adianta você ter carnes magras, mas preparadas em frituras, você consegue fazer de um alimento que era seu maior aliado se tornar seu maior inimigo em apenas alguns instantes.

Evite no preparo dos seus alimentos, usar: frituras, nada de empanado, molhos cheios de gordura para as saladas ou carnes, queijos, requeijão, creme de leite, maionese, manteiga, açúcar  e óleos.

Sendo assim, qualquer tipo de preparo dos seus alimentos que não possua essas formas acima, podem estar sendo consumidos sem medo algum.

É muito importante que você tenha um pensamento que a alimentação saudável não quer dizer que irá falir seu bolso, com aqueles alimentos que são tão caros que fazem com que você perca até a vontade de se alimentar melhor. O fato é que existem alimentos muito nutritivos e especiais cheios de vitaminas e que você não vai precisar gastar menos de R$ 20,00. Então tire esse preconceito de sua mente e comece a ter uma alimentação saudável e balanceada.

E por último, mas não menos importante, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Bom, terminamos por aqui! Espero que você tenha gostado desse artigo! Veja, separamos alguns artigos que irão te interessar:

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui