Quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B

0
174

Quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B ? As vitaminas que fazem parte do complexo B, são as B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Elas são pequenos nutrientes muito importantes para que seu metabolismo funcione corretamente com alimentos que emagrecem e aceleram o metabolismo agindo como coenzimas que fazem participação em algumas reações de catabolismo dos nutrientes, fazendo com que a produção de energia que seu organismo precisa seja realizada com sucesso.

Geralmente, essas vitaminas, como muitas outras, precisam ser obtidas através do consumo de alimentos como as carnes, ovos, cereais, derivados de leite, alguns vegetais e grãos e caso seu organismo necessite, essas vitaminas também pode ser encontradas por meio de suplementos, sendo muito indicado para as grávidas ou pessoas que são vegetarianas. No artigo de hoje iremos focar em te explicar quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B e quais são os benefícios que cada um trás para nossa saúde.

Quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B: Tiamina – Vitamina B1

Tiamina – Vitamina B1
Tiamina – Vitamina B1 (Foto: Divulgação)

Em primeiro lugar essa vitamina ajuda muito para o metabolismo trabalhar como deve e ajuda na regulação de gastos de energia, sendo assim, se torna uma vitamina essencial para o crescimento, mantém seu apetite normal, mantém seus nervos saudáveis e com bom funcionamento da digestão.

Contudo, a tiamina pode ser encontrada nos alimentos como o fígado de porco, vísceras, grãos integrais e alguns cereais.

Riboflavina – Vitamina B2

Riboflavina – Vitamina B2
Riboflavina – Vitamina B2 (Foto: Divulgação)

A vitamina B2 tem sua importância por contribuir na produção de energia a partir de açúcares e vitaminas que são encontradas a partir da alimentação, tornando-se muito importante para o crescimento. Sendo assim, todos os alimentos que são ricos em riboflavina são os derivados de leite e o próprio leite, carnes, vegetais de cores escuras e alguns cereais que são enriquecidos.

Niacina – Vitamina B3

Niacina – Vitamina B3
Niacina – Vitamina B3 (Foto: Divulgação)

De antemão, é importante saber que a Niacina tem como responsabilidade a transformação da gordura em energia em nosso corpo, sendo um grande auxiliar na queima de calorias, consequentemente se torna um grande aliado para o processo de emagrecimento, além disso, também ajuda e muito nosso metabolismo. Os alimentos que possuem a vitamina B3 são os peixes, carnes, grãos e vísceras.

Ácido Pantotênico – Vitamina B5

Ácido Pantotênico – Vitamina B5
Ácido Pantotênico – Vitamina B5 (Foto: Divulgação)

O ácido pantotênico, como os outros, são muito importantes para o metabolismo além de atuar na produção de alguns hormônios e os anticorpos e está diretamente relacionado em resposta do nosso organismo ao estresse. Por isso, é essencial que comamos alimentos com vitamina B5 para que nossa carga de estresse do dia a dia acabe diminuído e fazendo com que nos sentimos melhor.

É importante ressaltar que os alimentos que possuem a vitamina B5 em maiores quantidades em sua composição são aqueles que tem origem animal e vegetal, como por exemplo: Fermento, salmão e ovos.

Piridoxina – Vitamina B6

Piridoxina – Vitamina B6
Piridoxina – Vitamina B6 (Foto: Divulgação)

A Piridoxina auxilia nosso organismo a produzir anticorpos e a produzir energias vindo a partir de proteínas e carboidratos, sem contar que é uma vitamina muito importante para o crescimento e nosso metabolismo.

Entre os quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B mais importantes esses, provavelmente, se enquadram nessa categoria. Você pode encontrar essa vitamina em cereais, banana, manga, castanha de caju, abacate, vegetais, carnes e aveia.

Biotina – Vitamina B7

Biotina – Vitamina B7
Biotina – Vitamina B7 (Foto: Divulgação)

Sendo um componente muito importante para a saúde de nossa pele, a vitamina B7 ajuda a manter nosso metabolismo sempre ativo ajudando a melhorar nossos cabelos e unhas fortalecendo e hidratando, além de ajudar pessoas diabética tipo 2 no controle da glicemia. Assim, os alimentos que você estar consumindo para obter a vitamina B7 é os cogumelos, frutos secos, fígado, acelgas, cenoura, nozes, amendoim e a maioria dos vegetais.

Quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B: Ácido Fólico – Vitamina B9

Quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B
Ácido Fólico – Vitamina B9 (Foto: Divulgação)

Antes de mais nada é importante esclarecer que a vitamina B9 é uma grande aliada para estimular maior produção de sangue e de células que acabam carregando oxigênio em nosso organismo evitando doenças como a anemia, por exemplo.

Além disso, é muito importante para as gestantes, por ser essencial no desenvolvimento do feto, pois é importante para a síntese de ácidos nucleicos no corpo. Os alimentos que possuem a vitamina B9 são os vegetais com cores escuras, carne bovina, brócolis, ervilhas, amêndoas, farelo de aveia, molho de tomate, amendoim e fígado.

Quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B: Cobalamina – Vitamina B12

Quais são os alimentos que tem vitaminas do complexo B
Cobalamina – Vitamina B12 (Foto: Divulgação)

Por fim, a cobalamina é a última vitamina do complexo B e é muito importante por ajudar na produção de sangue e a manter a saúde do nosso sistema nervoso e metabolismo, muito importante também para síntese de ácidos nucleicos e para o crescimento.

Sendo assim, é importante mencionar que os alimentos que possuem a vitamina B12 são aqueles que tem origem anima como o leite e seus derivados, o fígado, carne, ovos, frutos do mar, camarão e frango.

Concluindo, vale estarmos lembrando que é preciso que você passe por uma consulta com um médico especialista na área para que possa estar te orientando qual tipo de alimentação é o ideal para o seu organismo com o intuito de emagrecer com saúde. Portanto, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Leia mais artigos semelhantes:

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui