Quais são os alimentos energéticos que ajudam a emagrecer

0
113

Quais são os alimentos energéticos que ajudam a emagrecer ? É exatamente isso que iremos estar te explicando hoje. Esses alimentos energéticos são representados por todos os alimentos que são ricos em carboidratos, como é o caso dos pães, batatas e o arroz.

A princípio, esses carboidratos são os alimentos mais simples para dar energia às nossas células, tendo mais facilidade e agilidade para usar essa energia em todo nosso corpo. Além dos alimentos que são mais energéticos, existem aqueles alimentos que emagrecem e aceleram o metabolismo e que causam efeitos tão bons quanto.

Veja agora quais são os alimentos energéticos que ajudam a emagrecer

Quais são os alimentos energéticos
Quais são os alimentos energéticos que ajuda a emagrecer são os seguintes: (Foto: Divulgação)
  • Raízes: batata doce, batata inglesa, inhame, mandioca, macaxeira
  • Leguminosos: ervilha, grão-de-bico, soja, feijão
  • Cereais: arroz, macarrão, quinoa, aveia, milho, cuscuz
  • Todos os alimentos a base de trigo: Pães, macarrão, bolos, bolachas
  • E o mel de abelha.

Sabe-se que uma coisa interessante é que além desses alimentos energéticos que ajudam a emagrecer, existem aqueles que são reguladores e construtores, que acabam fazendo outras funções dentro do organismo, como a cicatrização ou o crescimento de novas células, sem contar que é super indicado para regular a produção hormonal. Assim, com o passar desse artigo iremos mencionar alguns alimentos que são indicados como energéticos e que podem te ajudar a emagrecer, mas não os confunda com alimentos estimulantes!

A gordura é um alimento energético ?

A gordura é um alimento energético?
A gordura é um alimento energético? (Foto: Divulgação)

Essa é uma pergunta muito frequente e a resposta é a seguinte: enquanto 1 grama de carboidrato nos fornece em torno de 4 calorias, por outro lado 1 grama de gordura nos fornece 9 calorias, sendo assim, é muito utilizada pelo nosso organismo como uma boa fonte de energia para que se mantenha o bom funcionamento das celular.

Entretanto, os alimentos que mais possuem esse tipo de gordura é o abacate, azeite de oliva, manteiga, sementes de chia e linhaça, gergelim, castanhas, amêndoas, nozes, óleo de coco e gordura natural que tem no leite e na carne.

A gordura tem outras funções além de trazer energia, como é o caso da participação da membrana de delimita todas nossas células, faz o transporte de nutrientes pelo sangue, além de fazer grande participação na produção de hormônios sexuais além de formar grande parte de nosso cérebro.

Posso consumir alimentos energéticos durante o treino ?

Posso consumir alimentos energéticos durante o treino?
Posso consumir alimentos energéticos durante o treino? (Foto: Divulgação)

Certos alimentos como os energéticos, são de grande importância para que se mantenha o pique e a qualidade do treino, devendo ser consumido sim em quantidades exatas, principalmente se você for o tipo de pessoa que esta buscando ganhar massa muscular. Esses alimentos é bom serem incluídos no pré-treino e pós-treino, com muitas combinações para que seu organismo esteja bem acordado e disposto a trabalhar.

O que significa alimentos energéticos extras?

alimentos energéticos extras?
O que significa alimentos energéticos extras? (Foto: Divulgação)

Esses são aqueles alimentos que possuem muita quantidade de calorias, como é o caso dos óleos, gorduras e açucares, sendo assim, mesmo que o consumo dele seja importante para nosso organismo ele deve ser bem moderado, pois pode acabar fazendo o processo inverso do desejado, ao invés de emagrecer poderá ganhar mais peso. E além da ganha de peso pode ainda de proporcionar o desenvolvimento de doenças cardíacas o consumo excessivo.

Em tudo que for feito na vida, principalmente na alimentação, precisa ter um certo equilíbrio, pois não se deve excluir de seu cardápio totalmente esses alimentos por conta de alguns deles serem realmente essenciais para nosso organismo, que são conhecida como gorduras boas, que são responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo B do nosso corpo.

Quais são os alimentos energéticos que ajudam a emagrecer de verdade ?

ricos em nutrientes,
Quais são os alimentos energéticos que ajuda a emagrecer de verdade? (Foto: Divulgação)

Com tantas opções de alimento energéticos que temos, o mais indicado é que você faça o consumo apenas dos naturais e ricos em nutrientes, como vitaminas e fibras que ajudam e muito seu intestino a trabalhar de maneira correta. Você pode optar por frutas como o abacate e as leguminosas como o azeite de oliva que são gorduras boas.

Os alimentos integrais também são bem interessantes, pois acabam levando mais tempo para ser digeridos e por isso acaba se tornando uma fonte mais duradoura de energia para nosso corpo, para saber mais conheça o guia completo dos alimentos integrais.

Também temos a opção das oleaginosas, que são os alimentos com maior densidade energética e que possui muitos nutrientes que acaba ajudando na redução da pressão arterial, ajuda no combate do colesterol e no triglicérides, portanto, é uma excelente opção para você emagrecer com saúde e manter a energia do organismo sempre em ordem.

Enfim, vale estarmos lembrando que é preciso que você passe por uma consulta com um médico especialista na área para que possa estar te orientando qual tipo de alimentação é o ideal para o seu organismo com o intuito de emagrecer com saúde. Portanto, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Espero que esse artigo tenha te ajudado! Então, veja alguns artigos que irão te interessar:

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui