Alimentos que ajudam controlar diabetes na gravidez

0
120

Se você está grávida, foi diagnosticada com diabetes gestacional e seu médico disse que sua rotina alimentar precisa mudar, então está no artigo certo, pois iremos falar sobre alimentos que ajudam controlar diabetes na gravidez.

Você sabe o que é o diabetes na gravidez e como evitar ? Diabetes na gravidez é mais comum do que você imagina! Além disso, o mais interessante é que com uma boa alimentação você pode controlar esse diabetes impedindo que passe para seu filho ou até mesmo que possa estar evoluindo para o tipo 2.

Primeiramente, antes de saber o que você precisa comer para controlar o diabetes gestacional, o ideal é saber se você sabe o que é o diabetes gestacional. Logo mais iremos te explicar brevemente o que é essa doença que tanto aflige as grávidas.

O que é o diabetes gestacional?

O que é o diabetes gestacional?
O que é o diabetes gestacional? (Foto: Divulgação)

Diabetes gestacional nada mais é que um tipo de diabetes que acusa alto nível de açúcar no sangue, chamado hiperglicemia. Claramente isso acontece em algumas mulheres que não possuem diabetes antes de estarem grávidas e provavelmente, com os cuidados devidos, desaparecerá logo após o parto.

Normalmente, se torna mais fácil de encontrá-la no terceiro trimestre da gestação e apenas 7% das pessoas passam por esse problema, fazendo com que as chances dessa mulher desenvolver o diabetes depois da gestação seja maior.

Logo mais, tudo isso é causado por problemas com a produção de hormônios da insulina no pâncreas, pois esse hormônio é de extrema importância por permitir que o açúcar em nosso sangue seja usado como grande fonte de energia e para que o excesso seja amenizado.

A produção de insulina no organismo

A partir do momento que existe algum problema com a produção da insulina a pessoa automaticamente se torna diabética. Agora, no caso das mulheres gestantes, esse processo pode ter ligação direta com alguns hormônios que são gerados especificamente durante a gravidez fazendo com que o pâncreas seja impedido de produzir insulina da maneira que deveria para combater o açúcar.

Causas mais frequentes para o desenvolvimento de diabetes na gestação

Ainda é possível observar alguns fatores de riscos para que essa doença se desenvolva de maneira mais rápida, como a obesidade ou a idade da gestante, pois quanto mais velha for mais chances de ser diagnosticada com o diabetes.

Além disso, outro ponto importante de citarmos é que o histórico familiar possa conter algumas pessoas com a doença ou com intolerância ao açúcar, sendo chamado de pré-diabetes.

Quais os riscos da diabetes na gravidez?

No caso a diabetes durante a gestação pode acabar se tornando uma doença muito perigosa caso não seja cuidada enquanto há tempo, podendo oferecer vários riscos para a saúde do bebê e da gestante.

Sabe-se que um desses riscos são os da obesidade ou a má formação do bebê, por isso é essencial o acompanhamento de um médico para que possa estar fazendo exames regulares para saber os riscos que mãe e filho pode ou não estar correndo durante todo esse processo.

O que fazer para controlar o diabetes na gestação?

Certamente um ponto extremamente importante é que na maioria dos casos apenas com a mudança de alimentação o diabetes gestacional pode ser controlado sem o auxílio de medicamento. Por essa razão é tão importante que o assunto sobre os alimentos que ajudam controlar diabetes na gravidez precisam ser discutidos e informados para todas as gestantes que estão inseguras e com medo nessa nova fase da vida.

A alimentação é importante quando o assunto é diabetes na gestação ? Os alimentos ajudam controlar diabetes na gravidez ?

A alimentação é importante quando o assunto é diabetes na gestação?
A alimentação é importante quando o assunto é diabetes na gestação? (Foto: Divulgação)

Sem sombras de dúvidas os a alimentação é o ponto mais importante a ser seguido. Aliás, o principal motivo em que você precisa fazer alterações em sua alimentação é sobre o fato dos altos níveis de açúcar no sangue que causam os sintomas de fadiga, cansaço e visão turva.

Sendo assim, a alimentação para as gestantes que desenvolveram esse tipo de diabetes tem que ser preparada conforme os níveis de açúcar sejam sempre equilibrados e para que isso aconteça, não é só os alimentos certos que contam, mas também a quantidade correta do consumo das mesmas.

Quais são os alimentos que ajudam controlar diabetes na gravidez?

Quais são os alimentos que ajuda a controlar diabetes na gravidez?
Quais são os alimentos que ajuda a controlar diabetes na gravidez? (Foto: Divulgação)

A princípio, os alimentos que são mais indicados são aqueles que possuem baixíssimo índices de açúcar. Além disso, precisam também, ser consumidos os alimentos que fazem carboidratos serem quebrados com mais lerdeza pelo nosso organismo, ou seja, ajudando no controle do açúcar.

Alimentos ricos em fibras

Listamos aqui alguns alimentos ricos em fibras:

  • Peixes como o salmão ou atum
  • Legumes e verduras e sempre de preferência crus
  • Grão de bico
  • Feijão
  • Nozes e sementes
  • Aveia e outros cereais
  • Leite desnatado
  • Queijo branco
  • Iogurte natural
  • Lentilha
  • Frutas com casca ou bagaço

Enfim, todos esses alimentos poderão fazer parte dessa nova dieta e que além de ser muito saudável vão te ajudar a manter sempre controlado o diabetes gestacional.

Logo, é importante lembrá-las da importância da consulta e acompanhamento de um médico especialista na área para que possa estar orientando qual tipo de alimentação é o ideal para o seu organismo. Portanto, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Veja alguns artigos interessantes para você:

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui