O que é o diabetes na gravidez e como evitar

0
122

Geralmente as gestantes possuem muitas dúvidas sobre o que é o diabetes na gravidez e como evitar e é exatamente sobre isso que iremos falar hoje nesse artigo.

O diabetes gestacional nada mais é que uma condição no corpo da gestante caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue e que consegue ser percebida durante a gestação. O interessante sobre esse diabetes é que, normalmente, ele é curado logo depois do parto, mas isso não significa que você não precisa se cuidar, pois quem já teve diabetes durante a gestão pode ser que evolua para um diabetes tipo 2, ou seja, mantenha o cuidado mesmo depois de ter o bebê e conheça os alimentos que ajuda a controlar diabetes na gravidez.

Quais são os sintomas, o que é o diabetes na gravidez e como evitar?

Quais são os sintomas, o que é o diabetes na gravidez e como evitar?
Quais são os sintomas, o que é o diabetes na gravidez e como evitar? (Foto: Divulgação)

Infelizmente, o diabetes gestacional pode não causar sintomas, sendo, consequentemente um grande problema para as gestantes que não tem acompanhamento de um obstetra.

Entretanto, para aquelas que possuem esse privilégio, a única maneira de saber se você possui ou não esse diabetes são com os exames realizados durante a gravidez, geralmente entre as semanas 24 e 28. Além disso, esses exames são muito importantes, pois com o aumento do açúcar no sangue pode acabar trazendo problemas tanto para a gestante quanto para o bebê.

Alguns dos sintomas do diabetes gestacional são:

  • Aumento da fome
  • Maior sensação de sede
  • Sentira mais vontade de urinar
  • Visão um pouco turva

Por outro lado, esses sintomas são naturais também na maioria das mulheres, sendo assim, nem sempre significa que a gestante está com diabetes, e não deixe de conversar com seu médico sobre esses sintomas, para que façam exames apenas para tirar da cisma de que esta tudo bem com você e com seu filho.

Como sei que estou com diabetes gestacional pelo exame?

Como sei que estou com diabetes gestacional pelo exame?
Como sei que estou com diabetes gestacional pelo exame? (Foto: Divulgação)

Normalmente, consegue identificar o diabetes gestacional entre 24 e 28 semanas de gestação, pois é o ponto de que a resistência a insulina começa. Caso você já tenha tido em alguma gravidez antes ou tem grande ricos de desenvolver o diabetes gestacional, você tem a opção de fazer esses exames antes mesmo de 13 semanas de gravidez.

Conheça alguns exames que te ajudam a descobrir se tem ou não esse diabetes.

1 – Curva glicêmica

Curva glicêmica
Curva glicêmica (Foto: Divulgação)

Nesse exame de curva glicêmica é medido a velocidade em que seu corpo está absorvendo a glicose logo após a ingestão de do medicamento, que é 75 gramas de glicose e é feita a medida de quantidade dessa substância em seu sangue e importante estar em jejum, sempre uma ou duas horas após a ingestão.

Você terá como valores para se apoiar como referências em:

  • Jejum – Abaixo de 82mg/dl
  • Após 1h – Abaixo de 180mg/dl
  • 2h após – Abaixo de 153mg/dl
  • E caso tenha em qualquer situação uma dosagem maior que 200mg/dl você já está com diabetes gestacional.

2 – Glicemia em jejum

Esse exame de glicemia em jejum irá medir o nível de açúcar em seu sangue naquele exato momento, que geralmente serve para o controle e monitoramento do tratamento para quem já possui o diabetes.

Para que você tenha valores de referência igualmente com outro exame, são considerados normais aqueles que ficam entre 65 e 92mg /dl, passando desse ponto você pode ou começar a se preocupar ou já entrar com um tratamento específico.

Quais são as causas do diabetes gestacional? O que é o diabetes na gravidez e como evitar

 

Quais são as causas do diabetes gestacional?
Quais são as causas do diabetes gestacional? (Foto: Divulgação)

Mesmo depois de muitos estudos ainda não se sabe ao certo qual o real motivo desse diabetes se desenvolver durante uma gestação. O diabetes normal acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina na quantidade suficiente para que se supra as necessidade do nosso organismo ou porque não consegue estar agindo de maneira correta.

Como se desenvolve o diabetes ?

O processo é o seguinte: você come certos alimentos para a produção de glicose que entra em seu sangue e a insulina faz com que a glicemia diminua fazendo com que o açúcar que está em seu sangue possa estar penetrando em suas células, para a utilização como fonte de energia.

Sendo assim, quando acontece alguma falha nesse processo o aumento da glicose é inevitável cansando o diabetes.

E durante a gestação, como se desenvolve o diabetes ?

Agora, durante a gravidez, por conta da placenta que liga o bebê para se alimentar através do sangue acaba inibindo o bom funcionamento de vários hormônios, sendo assim é natural durante a gestação que acabe ficando com um leve aumento da glicose no sangue.

E a tendência é que isso piore, pois com o passar do tempo e o bebê crescendo faz com que os hormônios produzidos pela placenta acabe bloqueando o trabalho da insulina ainda mais.

A importância do acompanhamento de um profissional de saúde

Definitivamente é muito importante que você mantenha uma rotina juntamente com seu médico para que faça um devido acompanhamento com o passar do tempo, visando o bem estar e a saúde da gestante e de seu bebê, por isso o acompanhamento é tão necessário nesses momentos.

Concluindo, então, espero ter te ajudado com esse artigo! Então, veja mais alguns artigos semelhantes:

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui