Alimentos que ajudam a controlar a hipertensão arterial na gravidez

0
114

A gestação é um momento da vida da mulher inesquecível, e isso não é apenas pelo fato de estar gerando uma vida mas também pelos problemas que ela pode trazer para saúde tanto do bebê quanto da gestante  e uma dessa complicações é a hipertensão. Pensando nisso iremos te ensinar quais são os alimentos que ajudam a controlar a hipertensão arterial na gravidez.

Primeiramente, você precisa saber o que é hipertensão arterial na gravidez. Como os riscos de uma gestação fazem com que a gestante tenha diabetes, obesidade, desnutrição, doenças crônicas e a hipertensão arterial podem trazer muitos problemas futuros tanto para o bebê quanto para a mãe.

O que é a hipertensão arterial na gravidez?

O que é a hipertensão arterial na gravidez
O que é a hipertensão arterial na gravidez(Foto: Divulgação)

A hipertensão gestacional pode ser diagnosticada em todas as condições que foi citada acima, desde a mais fácil de manter o controle até a mais grave, e sempre pode ficar pior caso já tenha acontecido antes da gestação, e ainda pode acabar aparecendo sem a menor evidencia antes das 20 semanas de gravidez, com indícios em inchaço nas mãos e face, perda de proteínas na urina e pode acabar tendo serias complicações evoluindo para a eclampsia.

Os cuidados com a alimentação que ajudam a controlar a hipertensão arterial na gravidez precisam ser iniciados muito antes do diagnóstico da hipertensão, sempre no sentido de se manter saudável e não sair comendo tudo que vê pela frente apenas por “estar comendo por dois”. Isso é uma grande ilusão que pode acabar prejudicando sua saúde e o desenvolvimento do seu filho.

Se você é uma gestante que já tinha um quadro de hipertensão mesmo antes da gravidez é importante que você precisa consumir alimentos que equilibrem seu metabolismo garantindo o fluxo sanguíneo placentário impedindo que aconteça qualquer mal com a gestante e o bebê.

Por esse e outros motivos são de extrema importância as consultas pré-natais para que o médico possa acompanhar bem de perto cada detalhe de sua saúde e o desenvolvimento do seu filho, pois caso em algum momento aconteça qualquer tipo de agravamento é preciso que um responsável possa estar te orientando a como não deixar que isso afete ambos.

Quais as orientações nutricionais que devem ser dadas para a hipertensão arterial na gestação?

Quais as orientações nutricionais que devem ser dadas para a hipertensão arterial na gestação?
Quais as orientações nutricionais que devem ser dadas para a hipertensão arterial na gestação? (Foto: Divulgação)

Antes de mais nada, para que um bom profissional possa estar orientando a mulher que tem a hipertensão gestacional é importante que faça o cálculo de calorias que deverão ser consumidas com esse novo cardápio de alimentos que ajudam a controlar a hipertensão arterial na gravidez, levando em consideração a idade, o peso que tinha antes da gestação e dos alimentos mais nutritivos.

Sabe-se que no período da gestação a mulher gasta em média de 300 calorias por dia e isso na teoria, reduz o ganho de peso materno de 10 a 12 kg até o final da gestação.

Como deve ser a distribuição dos alimentos que ajudam a controlar a hipertensão arterial na gravidez?

Como deve ser a distribuição dos alimentos que ajuda a controlar a hipertensão arterial na gravidez?
Como deve ser a distribuição dos alimentos que ajuda a controlar a hipertensão arterial na gravidez? (Foto: Divulgação)

A nova distribuição alimentar para o cardápio de gestantes hipertensas é bem parecida com as indicações para gestantes com a saúde em dia e tem como base principal a pirâmide alimentar que serve como guia para o dia de alimentação saudável.

Do mesmo modo, é uma tática bem prática que nos proporcionam conceitos importantes de quais alimentos precisam ser ingeridos e as quantidades necessárias para o bom funcionamento do corpo e aqueles que precisam ser evitados para não trazer mais problemas.

Gestantes hipertensas pode consumir sal ?

Gestantes hipertensas pode consumir sal
Gestantes hipertensas pode consumir sal (Foto: Divulgação)

O sal não é um bom amigo para ser consumido durante uma gestação em que a mulher é hipertensa, pois isso pode acabar dificultando o controle da hipertensão arterial podendo agravar o quadro de saúde. Isso acontece por conta do sal aumentar a retenção e água do organismo, sendo recomendado apenas 3 gramas de sal ao dia que seria metade de uma colher de chá de sal, incluindo os sal de todos os alimentos em seus preparos.

Infelizmente esse é o momento mais complicado para uma gestante, pois muitas dizem que comida sem o sal não possui gosto algum e acabam não se alimentando tão bem quanto era preciso, mas sempre bom entender que todo esse esforço é para que o filho nasça bem e saudável e a mãe também se mantenha forte e com saúde para aproveitar esse momento.

Alimentos que ajuda a controlar a hipertensão arterial na gravidez – Qual a importância do cálcio?

Qual a importância do cálcio para uma gestante hipertensa?
Qual a importância do cálcio para uma gestante hipertensa? (Foto: Divulgação)

Portanto, é preciso que a gestante tenha no mínimo três refeições com leite e seus derivados por dia, para que garanta o consumo que o organismo necessita de maneira adequada para que não cause nenhuma deficiência por conta da falta do cálcio e não prejudique nem o bebê e nem a gestante.

Importante estarmos lembrando que é preciso que você passe por uma consulta com um médico especialista na área para que possa estar orientando qual tipo de alimentação é o ideal para o seu organismo com o intuito de emagrecer com saúde. Portanto, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui