Alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor

0
190

A prisão de ventre é muito mais comum do que você imagina, o problema é que nem todo mundo consegue estar falando sobre esse assunto sem constrangimento. Pensando nisso que decidimos explicar mais sobre os alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor e que alivia em quase 100% todo seu sofrimento com esse problema.

Em geral, a pessoa é diagnosticada com a prisão de ventre quando vai menos de três vezes ao banheiro ou que o ritmo do seu organismo não esta sendo o suficiente, não dando tanta importância assim para quantidade de idas ao banheiro.  Por isso que o melhor para estar apostando é em uma alimentação diferenciada como, por exemplo, alimentos ricos em ferro que ajuda a emagrecer e ajuda no bom funcionamento do intestino.

Qual é um dos principais motivos para que ocorra a prisão de ventre?

Qual é um dos principais motivos para que ocorra a prisão de ventre?
Qual é um dos principais motivos para que ocorra a prisão de ventre? (Foto: Divulgação)

Normalmente, é natural que o transito intestinal seja travado por conta de hábitos de sua vida que seja inadequado, como em uma alimentação muito pobre em fibras, beba pouca água e não faz nenhum tipo de exercício físico.

Por isso que mexer na alimentação é uma das principais mudanças que deve ser tomada de inicio, como alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor. Importante falar que nenhuma mudança alimentar ou de medicação deve ser feita sem a orientação de um médico responsável, que conheça tudo sobre você, sua saúde, o que falta e o que tem de excesso em seu organismo fazendo com que seu organismo só tenha coisas boas dentro dele, facilitando o transito intestinal.

Você pode estar tentando apostar em saídas como aumentar o consumo de alguns alimentos em especial e diminuir alguns outros, por isso que separamos uma lista de alguns alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor para ajudar você a passar com mais facilidade por esse problema.

Hortaliças e legumes – alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor

Hortaliças e legumes - alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor
Hortaliças e legumes – alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor (Foto: Divulgação)

Esses sim são alimentos que possuem grande quantidade de fibras, substancias muito resistentes para a digestão, e que como consequência, acaba auxiliando na constituição do bolo fecal. Um ponto interessante para estar consumindo ainda mais fibras e outros nutrientes desse alimentos, é que os consuma com cascas como no caso da berinjela, pepino, beterraba, tomate e todos os outros que da para fazer isso, para que a fibra fique cada vez mais acumulado em nosso organismo.

É bom que você se alimente também das folhas como alface, rúcula, acelgas, espinafres para que ajude a compor todo o prato e sempre manter o equilíbrio necessário, e se possível todos eles sem tempero algum, apenas com o gosto natural dos legumes ou hortaliças.

Café e chás que entram como alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor

Café e chás que entram como alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor
Café e chás que entram como alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor (Foto: Divulgação)

Que é que não ama uma xícara de chá ou de café não é mesmo? E essas combinações possuem uma coisa em comum: cafeína. Por ser muito considerada como estimulante, ela não é só capaz de despertar nossa mente mas também, outras partes do nosso corpo e organismo, como intestino, por exemplo, dando aquele gás para que o bolo alimentar avance mais um pouco pelo tubo digestivo. Mas é sempre bom que você faça o consumo da cafeína sempre com moderação para que não cause azia ou refluxo por conta do excesso da cafeína.

Sucos naturais e água são um dos alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor

Sucos naturais e água são um dos alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor
Sucos naturais e água são um dos alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor (Foto: Divulgação)

Quando ingerimos água, temos grandes benefícios para todo nosso organismo, para o bom funcionamento do metabolismo, resultando em uma saúde muito boa. E não seria diferente quando o assunto é o intestino, isso não seria diferente. Como o consumo da água ajuda a tornar o bolo fecal um pouco mais viscoso, caso contrario, acaba ficando ressecado. Portanto, de nada adianta você morrer de tanto comer fibras e não acompanhar com um copo de água, por exemplo.

Importante deixarmos claro que é muito mais saudável que você coma a fruta ao invés de fazer o suco dela, e no caso em questão, é muito melhor que você consuma água pura para que não tenha surpresas desagradáveis.

Sementes como a linhaça e a chia

Sementes como a linhaça e a chia
Sementes como a linhaça e a chia (Foto: Divulgação)

Muitos nutricionista apostam e muito nessas sementes para fazer o intestino do paciente ter um ritmo mais saudável e isso acontece porque elas tem grande concentração de fibras que possui a capacidade de absorção de água de uma maneira que não solta mais, sendo excelente para que a fabricação das fezes seja macio dando a sensação de alivio ao final.

Frutas entre os alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor

Frutas entre os alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor
Frutas entre os alimentos que ajuda o intestino a funcionar melhor (Foto: Divulgação)

Como havíamos falado antes, é muito melhor que você coma a fruta ao invés de fazer suco delas. E existe frutas como o mamão e a ameixa que são as principais e mais famosas que ajudam nosso intestino a trabalhar de maneira adequada, incluindo até a maça, quando consumida com a casca.

Esperamos ter ajudado a encontrar alimentos que ajude na prisão de ventre e de um verdadeiro alivio para você com o passar do tempo consumindo-as.

Importante estarmos lembrando que é preciso que você passe por uma consulta com um médico especialista na área para que possa estar orientando qual tipo de alimentação é o ideal para o seu organismo com o intuito de emagrecer com saúde. Portanto, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui