Como ter uma alimentação saudável

0
161

Com o passar dos anos, cada vez fica mais difícil conseguir um tempo para cuidar de si mesmo por conta da correria do dia a dia, quem dirá comer alimentos saudáveis não é mesmo? Por isso que nesse artigo iremos te ensinar a como ter uma alimentação saudável em meio a tanta correria junto.

Você precisa começar a priorizar certas coisas em sua vida, pois é muito importante que tenhamos mesmo que o mínimo possível de tempo para cuidar de nossa saúde e isso não precisa se tornar um bicho de sete cabeças. Fique atento em todas as dicas que iremos te passar para que faça valer a pena essa nova vida de como ter uma alimentação saudável e como ter uma alimentação balanceada.

Alimente-se com calma e sem pressa

Alimente-se com calma e sem pressa
Alimente-se com calma e sem pressa(Foto: Divulgação)

Quando nos alimentamos muito rápido e com pressa acabamos ficando com aquela sensação de estarmos pesados e sem contar que faz com que comamos bem mais do que o necessário, isso acontece pelo fato de mal sentir o sabor dos alimentos e não conseguir fazer seu organismo entender que apenas aquela quantidade já é o suficiente.

Uma boa dica para que você evite comer rápido de mais é desligar todos os aparelhos que possa tirar sua atenção, como o celular, por exemplo, pois isso pode causar ansiedade e fazer você comer mais depressa, e sempre que possível, faça suas refeições ao lado de alguém, para que consiga estar saboreando o alimento e comendo mais lentamente.

Beba pelo menos dois litros de água por dia

Beba pelo menos dois litros de água por dia
Beba pelo menos dois litros de água por dia (Foto: Divulgação)

Você sabia que nosso sangue é composto por 90% de água? Por isso é muito importante que beba muita água, sem contar que a água faz uma grande limpeza em nosso organismo, hidratando nosso organismo, nossa pele  e facilitando que as vitaminas e nutrientes cheguem até as células que realmente precisem.

Reduza o consumo de açúcar

Reduza o consumo de açúcar
Reduza o consumo de açúcar (Foto: Divulgação)

Proveniente da cana de açúcar, o açúcar refinado tem toda parte boa retirada, deixando apenas as calorias. Quando falamos para você reduzir o consumo, não quer dizer que deva abandonar de uma vez por todas de comer açúcar e sim para comer menos possível de calorias que não são necessárias para seu organismo e que pode prejudicar sua saúde. Com o passar do tempo, seu organismo se acostumara com o fato de não consumir mais o açúcar, fazendo com que não tenha mais aquela vontade louca por doces. Caso queira algum doce, existem grandes variedades de produtos que possuem teor mínimo de açúcar e é tão saboroso quanto.

Se alimente, preferencialmente dos integrais – Como ter uma alimentação saudável

Como ter uma alimentação saudável
Se alimente, preferencialmente dos integrais (Foto: Divulgação)

Sabe o que acabamos de explicar sobre o processo de refinamento do açúcar que acaba tirando toda parte boa? Então, é exatamente o que acontece com a farinha branca, ou seja, com esse processo todos os nutrientes dela é retirando deixando apenas os carboidratos.

Tenha preferencia por alimentos integrais como o macarrão, arroz, pão e alguns outros, que ainda conseguem manter seus nutrientes de maneira natural. É bom você ficar atento também sobre o tipo de farinha que comprar, pois o único produto que deve ser consumido sem medo é o que tiver escrito “Farinha de Trigo Integral” e mais nenhum.

Alimentação orgânica é melhor para ter uma alimentação saudável?

Como ter uma alimentação saudável
Alimentação orgânica é melhor para ter uma alimentação saudável? (Foto: Divulgação)

Sim, sem duvidas. Os produtos orgânicos são os preferidos para quem realmente esta procurando por uma alimentação melhor e mais balanceada, pois são produzidos sem o agrotóxico e nenhum conservante, sendo realmente natural. Uma dica para quem não tem essa possibilidade de estar comendo alimentos realmente orgânicos é que imagine como seria você retirando o fruto do pé. Por exemplo, se te oferecem em um tomate muito redondinho e com cor vibrante, desconfie.

Se alimente de lanches saudáveis

A partir do momento em que colocamos os pés para fora de casa as tentações começam a nos atacar de todos os lados, sendo muito mais simples encontrar um lanchinho industrializado do que um bom e saudável. Sendo assim, opte em fazer esses lanches saudáveis você mesmo e de uma maneira que seja possível estar levando para os lugares que precise ir. Não necessariamente precisa ser lanches, pode ser uma fruta, por exemplo, que supra essa necessidade também.

A salada deve ser consumida primeiro – Como ter uma alimentação saudável

Como ter uma alimentação saudável
A salada deve ser consumida primeiro (Foto: Divulgação)

Uma boa dica para que você faça antes do almoço e do jantar é que coma saladas frias, de folhas verdes antes dessas refeições, pois são ricas em nutrientes e vitaminas e fará com que você não coma muito durante as refeições principais.

Importante estarmos lembrando que é preciso que você passe por uma consulta com um médico especialista na área para que possa estar orientando qual tipo de alimentação é o ideal para o seu organismo com o intuito de emagrecer com saúde. Portanto, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Veja alguns artigos que vão lhe interessar:

– Alimentos que ajudam a queimar gordura

– Alimentação para emagrecer e perder barriga

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui