Como ter uma alimentação saudável na adolescência

0
154

Se você é um adolescente, você sabe como ter uma alimentação saudável na adolescência? Muitos estudos afirmam que essa fase da vida os adolescentes estão cada vez mais se alimentando de maneira inadequada, sendo um dieta de alto risco para a saúde podendo causar até doenças como as cardiovasculares e obesidade.

Por esse motivo é muito importante que você conheça como ter uma alimentação balanceada e emagrecer de maneira saudável para que futuramente você não venha a sofrer com problemas de saúde ou até mesmo de autoestima. E nesse artigo, iremos te explicar como ter uma alimentação saudável na adolescência e mantê-la durante os anos que virão sem que cause os efeitos sanfonas.

Se alimentar mal pode te prejudicar no rendimento escolar e físico

Se alimentar mal pode te prejudicar no rendimento escolar e físico
Se alimentar mal pode te prejudicar no rendimento escolar e físico (Foto: Divulgação)

Isso mesmo que você leu, uma alimentação que não seja saudável pode acabar prejudicando e muito no seu rendimento escolar e físico, por conta da alimentação desregulada pode estar afetando não somente seu físico, mas a sua mente também.

Alguns estudos com crianças e adolescentes que não tomam café da manha, por exemplo, não tem um desempenho tão bom na escola quanto aqueles que se alimentam logo de manha, pois sua atenção e memórias estão funcionando corretamente, sem contar que o humor também melhora. Portanto, para um primeiro passo de como ter uma alimentação saudável na adolescência é tomar um belo e reforçado café da manhã.

Como ter uma alimentação saudável na adolescência?

Quais alimentos são importantes na fase da adolescência?
Quais alimentos são importantes na fase da adolescência? (Foto: Divulgação)

Como todos sabem, a adolescência é o período que você cresce e nem percebe, sendo assim é muito importante que você consuma alimentos que seja bom para estatura, ossos, órgãos e músculos para que seja desenvolvido com muita saúde. Por isso, a quantidade e qualidade nessa fase são muito importantes em ser levado em consideração.

Vale estar pensando que todo tipo de vitamina e nutriente que frutas, verduras, legumes e grãos possuem é necessário para seu corpo em desenvolvimento, ou seja, quanto mais colorido seu prato for e cheio de variedade de alimentos, sempre em quantidades mínimas, fará de sua refeição muito saudável.

Como ter uma alimentação saudável na adolescência e mudar os hábitos

Como ter uma alimentação saudável na adolescência e mudar os hábitos
Como ter uma alimentação saudável na adolescência e mudar os hábitos (Foto: Divulgação)

É muito importante que você, sendo um adolescente precisa entender como é a alimentação das pessoas que estão em sua volta, como os familiares e amigos, por exemplo.

Cada um possui um gosto muito particular sobre os alimentos que gostam ou não. O que mais vai te ajudar nessa fase é o fato de você estar aberto para novas experiências alimentares e experimentar de tudo, todos os vegetais, verduras e frutas que são necessários para ter uma vida saudável e que nunca tenha comido.

Se permita sentir novas experiências para que isso possa estar te ajudando a se manter com a saúde em dia e com o corpo que deseja.

Outro ponto importante, é que se em sua casa apenas você esteja mudando seus hábitos alimentares, é conversar com seus familiares e convence-los para estar te acompanhando. Pois o fato de ser o único a estar se alimentando bem, faz com que tudo o que tirou de seu cardápio, mas sua família ainda consome se tornar um momento mais propício para você cair em tentação e comer o que não devia. Portanto, peça ajuda e faça todos de sua casa se tornar os mais saudáveis possíveis.

No momento da refeição não tenha nada que te distraia

No momento da refeição não tenha nada que te distraia
No momento da refeição não tenha nada que te distraia (Foto: Divulgação)

É importante que você se alimente na mesa e de preferência com companhia de verdade e não virtual, para que realmente poça estar sentindo o sabor da comida e sendo assim, que possa ficar satisfeito com pouca quantidade. Quando nos distraímos, corremos o risco de não sentir o sabor dos alimentos, comer sem ao menos ver o que está comendo e ainda por cima, pode consumir muito mais do que o necessário fazendo com que todo seu esforço não tenha valido de nada.

Com alimentos saudáveis ainda posso ter espinhas na adolescência?

Com alimentos saudáveis ainda posso ter espinhas na adolescência?
Com alimentos saudáveis ainda posso ter espinhas na adolescência? (Foto: Divulgação)

Esse é um fato muito curioso e que depende muito de cada corpo, pois com a adolescência com os hormônios à flor da pele sem igual e com isso as espinhas acabam sendo consequências. Entretanto, quando temos uma alimentação saudável, essas e outras reações do corpo perante os hormônios  podem sim ser minimizadas ou até mesmo nulas. Portanto, se você possui muitas espinhas, mude seus hábitos alimentares e veja o resultado em apenas alguns dias.

Importante estarmos lembrando que é preciso que você passe por uma consulta com um médico especialista na área para que possa estar orientando qual tipo de alimentação é o ideal para o seu organismo com o intuito de emagrecer com saúde. Portanto, não faça nada sem a orientação de um profissional.

Gostou das dicas de como ter uma alimentação saudável na adolescência? Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a tirar algumas dúvidas. E aproveite para ver alguns artigos relacionados:

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui