Dieta para emagrecer na gravidez

0
141

Sabemos que o maior sonho de muitas mulheres é de um dia se tornar mãe, mas também um dos maiores pesadelos é que o corpo nunca mais vai ficar a mesma coisa. Pensando nisso no artigo de hoje iremos mencionar sobre dieta para emagrecer na gravidez e quais devem ser os cuidados que a gestante deve tomar para que nenhuma mudança em sua alimentação possa prejudicar ou prejudicar o bebê.

Além disso, iremos falar se é ou não indicado exercícios  físicos para gestantes, como deve ser esse treinamento especial e diferenciado dos outros e, isso tudo para te ajudar e te guiar em uma boa dieta com alimentos saudáveis para emagrecer.

Quais cuidados se deve tomar na dieta para emagrecer na gravidez?

Quais cuidados se deve tomar na dieta para emagrecer na gravidez?
Quais cuidados se deve tomar na dieta para emagrecer na gravidez? (Foto: Divulgação)

A gestante que tem um objetivo de manter o corpo que tinha antes da gestação deve focar ainda mais no fato de que a redução e reeducação alimentar terá que entrar em jogo, procurando sempre consumir alimentos bem mais saudáveis e evitando a todo custo gorduras, refrigerantes e alimentos congelados. Importante que se desfaça a ideia de que a mãe precisa se alimentar por dois, na realidade isso acontece mas é muitíssimo recomendado que essa alimentação aconteça com uma dieta balanceada e com alimentos muito mais saudáveis para que os dois se mantenham nutridos e saudáveis.

Qual o peso que se ganha durante a gravidez?

Qual o peso que se ganha durante a gravidez?
Qual o peso que se ganha durante a gravidez? (Foto: Divulgação)

Infelizmente, ganhar certos quilinhos durante a gravidez é um fato que não se pode passar por essa fase e não sentir nenhuma alteração no corpo, principalmente no peso. E isso tudo é muito natural e acaba que é uma consequência do corpo para poder suprir todas as necessidades do bebe que está sendo gerado em seu ventre.

Geralmente, a média de ganho de peso que uma gestante adquire durante a gravidez é de 12,5 quilos, e por mais que você ache que isso é muito, todos esses quilos a mais são distribuídos por todo corpo.

Outro ponto importante que as gestantes precisam tomar cuidado e se manter firme na dieta para emagrecer na gravidez, é que quanto maior for o peso maior são as chances de ficar com diabetes gestacional ou hipertensão. Entretanto não é recomendado que a gestante faça regimes nessas ocasiões para que não prejudique a formação do bebê.

Como fazer uma dieta para emagrecer na gravidez?

Como fazer uma dieta para emagrecer na gravidez?
Como fazer uma dieta para emagrecer na gravidez? (Foto: Divulgação)

Para que você consiga emagrecer durante a gestação de maneira correta, é necessário que você faça uma alimentação equilibrada e muito saudável, com o consumo de frutas, muita água, verduras, sucos naturais, proteínas e carboidratos pois seu bebê precisa crescer bem e saudável.

Outra dica bem importante é que, quanto mais você conseguir evitar frituras, doces, alimentos congelados, refrigerantes, você pode se sentir muito melhor e sem contar que muitos desses alimentos podem trazer problemas futuros para seu bebê, como cólicas enquanto ainda neném.

E sim, a gestante tem sim a possibilidade de fazer exercícios físicos durante a gravidez para ajudar nessa dieta saudável, entretanto, é muito importante que você tenha o acompanhamento de um especialista para que possa te orientar sobre quais são os exercícios permitidos e qual a melhor maneira de fazê-los.  Alguns desses exercícios muito recomendados para as futuras mamães são:

  • Pilates
  • Caminhada
  • Bicicleta Ergométrica
  • Musculação Leve
  • Corridas leves
  • Hidroginástica
  • Alongamentos

Quais alimentos que deve ser evitados?

Quais alimentos que deve ser evitados?
Quais alimentos que deve ser evitados? (Foto: Divulgação)

Aqui iremos mencionar alguns alimentos que poderão te ajudar nessa dieta para emagrecer na gravidez e para que você possa estar evitando trazer algum risco para sua saúde e de filho hoje ou futuramente.

Não se alimente de:

  • Frutas ou legumes mal higienizados
  • Ovos crus
  • Queijos e leites que não seja pasteurizados
  • Carnes cruas
  • Alguns peixes devem ser evitados também por conta de dentro deles possuírem uma grande dosagem de mercúrio que prejudica o crescimento do bebe como o cação, marlim ou peixe-espada.
  • Carnes suínas mal passada.

Concluindo, essas foram algumas dicas de como fazer uma dieta para emagrecer na gravidez e conseguir se manter saudável nesse momento tão importante, e para que após o parto seu corpo volte a ser aquilo que você tanto desejou.

Confira artigos com conteúdos semelhantes:

  • Dieta para emagrecer com cardápio

Últimos posts por Julia Dias (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui